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CANCELAMENTO DE NOTA FISCAL DE SAÍDA DE PRODUTOS E NOTAS CONJUGADAS

Posted: 27 Apr 2021 16:35
by Qualidade
O CANCELAMENTO DA NOTA DE SAÍDA DEVE SER REALIZADO SEMPRE PELA EMPRESA QUE EMITIU A NOTA FISCAL, OU SEJA, O REMETENTE DA NF-E. O CANCELAMENTO PRECISA SER FEITO NO PRAZO DE 24 HRS APÓS A HORA DA EMISSÃO DA NOTA (LIMITAÇÃO DO SEFAZ). O CANCELAMENTO É IREVERSÍVEL, OU SEJA, DEPOIS QUE A NOTA FOR CANCELADA, O PROCESSO NÃO PODE SER REVERTIDO, POIS JÁ COMUNICOU COM O SEFAZ.

1º Passo: Deve ser acessada a tela de cancelamento da nota através da ação 123 ou pelo caminho: Estique -> Cancelar Documentos -> Cancelar Notas Fiscais de Saída.

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2º Passo:
-Série: Deve ser informada a série que foi emitida a nota.
-Nr. Nota Fiscal: Deve ser informado o número da nota fiscal de saída que deve ser cancelada (pode ser utilizada a tecla F9 para efetuar a busca).
-Nr. RPS: Não deve ser preenchido.
-O sistema irá apresentar na tela a Data de Emissão da nota, os valores de desconto e valor total, o cliente, a operação da nota, e abaixo a listagem dos itens.
-Motivo: Campo de texto livre para ser informado o motivo do cancelamento (campo deve conter no mínimo 15 caracteres).

3º Passo: Em seguida deve ser clicado no botão "Cancelar Dcto.", onde o sistema enviará o cancelamento para o SEFAZ, cancelar a nota no sistema e em seguida irá abrir a tela para enviar o cancelamento para o email do cliente (caso o mesmo não possua email cadastrado, não irá abrir a tela para enviar).

OBS:
-Ao efetuar o cancelamento da nota fiscal, a mesma continuará disponível na ação 106 para visualização (irá mostrar a mensagem que a mesma está cancelada)
-Os produtos irão voltar para o estoque e a movimentação financeira será estornada (se foi no dinheiro, cheque ou cartão irá sair do caixa, e se foi à prazo, os títulos serão excluídos).
-O botão "Cancelar" não efetua o cancelamento do documento, e sim cancela as informações da tela, caso o cliente tenha desistido do cancelamento.
-A máquina que efetua o cancelamento da nota deve estar com as mesmas configurações de emissão, ou seja, estar com o certificado digital instalado e configurado, e os schemas e pasta do XML também devem estar configuradas na máquina.

Qualquer dúvida entre em contato conosco através do telefone: (49) 3324-6343