Page 1 of 1

NOTA FISCAL DE DEVOLUÇÃO

Posted: 29 Jul 2020 14:48
by Qualidade
AS NOTAS DE DEVOLUÇÃO SÃO UTILIZADAS PARA REVERTER COMPRAS OU VENDAS QUE FORAM EFETUADAS DE FORMA INDEVIDA. DESSA FORMA, AS OPERAÇÕES SERÃO DE ENTRADA PARA DEVOLVER MERCADORIAS QUE FORAM VENDIDAS PELA EMPRESA, E OPERAÇÕES DE SAÍDA PARA DEVOLVER COMPRAS QUE FORAM FEITAS PELA EMPRESA.

1 - Deve ser cadastrada a operação (conforme o modelo abaixo) na ação 152, onde deverá ser preenchido o campo "Tipo de operação" de acordo com a necessidade do cliente, em caso de devolução de compra deverá estar marcado como saída e em caso de devolução de venda deverá estar marcado entrada. A conta movimento à ser utilizada é do controle de cada empresa, caso o cliente não realize esse controle deve ser informada a conta de "outras deduções". A CFOP deve ser cadastrada na aba "CFOP" de acordo com o que a contabilidade informar.
OPERAÇÃO.png

2 - Após realizar o cadastro da operação deve ser efetuado o lançamento da nota fiscal. Caso for uma nota de devolução de compra, ou seja, uma nota de saída devolvendo uma mercadoria de entrada, o fornecedor deverá ser cadastrado como cliente (acessar a ação 192 e clicar com o botão direito dentro da tela onde terá a opção de "cadastrar cliente", onde o sistema irá fazer a importação das informações. Caso for uma devolução de venda, ou seja, uma nota de entrada devolvendo uma saída, o cliente deverá atentar-se se a nota será gerada pela empresa ou se o mesmo recebeu uma nota de devolução, caso o mesmo tenha recebido a nota de devolução, a mesma deverá ser dada entrada com o tipo "S- Impresso" onde será digitado o número da nota, série e chave de acesso, caso o cliente for gerar a nota fiscal de entrada, deverá ser informado o tipo "N- À imprimir" onde irá puxar a série, o número da nota e a chave de acesso será gerada após a confirmação da NF-e. No caso das notas de entrada, o cliente deverá ser cadastrado como fornecedor (acessar a ação 195, clicar com o botão direito e selecionar a opção "Cadastrar fornecedor"), onde irá importar as informações para ser feita a nota de entrada.

3 - Quando for feita uma nota de entrada (ação 127) do tipo "N - À imprimir", deverá ser informada a operação, o fornecedor, onde a série e o número da nota não devem ser alterados, deve ser dando enter até a última data que aparece no cabeçalho da nota onde irá abrir uma tela para referenciar a nota que será devolvida, onde deve ser informada a série, a nota e o código do cliente. Abaixo irá listar os itens da nota, e suas respectivas quantidades. Caso o cliente deseje devolver toda a nota, pode ser selecionado apenas o campo "confirmar", caso deseje devolver a nota parcialmente, deve ser selecionado o/os item/itens que devem ser devolvidos e com um duplo clique em cima do produto pode ser selecionada a quantidade que será devolvida, após isso, os itens e os valores irão carregar na tela, onde será necessário apenas clicar em "Imprimir", onde a nota será enviada para o SEFAZ e gerada a devolução.

3.1 - Quando a empresa recebe uma nota de devolução, ou seja, a devolução já foi informada para o SEFAZ, deve ser feito a entrada (ação 127) de uma nota "S - Impresso", onde deve ser informada a operação, o fornecedor, o número, série e chave de acesso que o cliente recebeu, onde ao dar enter na última data da tela da nota de entrada irá abrir uma tela para referenciar a nota de saída que está sendo devolvida. Abaixo irá listar os itens da nota, e suas respectivas quantidades. Caso o cliente deseje devolver toda a nota, pode ser selecionado apenas o campo "confirmar", caso deseje devolver a nota parcialmente, deve ser selecionado o/os item/itens que devem ser devolvidos e com um duplo clique em cima do produto pode ser selecionada a quantidade que será devolvida, após isso, os itens e os valores irão carregar na tela, onde será necessário apenas clicar no botão "confirmar".

4 - Quando é feito uma nota de saída (ação 129) devolvendo uma nota de entrada, deve ser informado o cliente e a operação de devolução, onde em seguida irá abrir uma tela pra informar o número, série e fornecedor da nota de entrada. Quando forem informados esses campos,irá listar os itens abaixo, onde poderá ser feita a devolução total ou parcial da nota, caso seja parcial, deve-se marcar apenas os itens que deseja devolver e caso deseje alterar a quantidade dos itens deve ser dado duplo clique em cima do mesmo e informada a quantidade à ser devolvida. Após isso, o sistema irá carregar todos os valores na tela onde será necessário apenas confirmar a nota fiscal.
REFERENCIAR NOTA.png
OBS: As notas de devolução fazem o controle do estoque e caixa corretamente desde que estejam marcadas as respectivas flags no cadastro da operação. Quando a nota original foi feita à prazo e não foi baixado nenhum título da mesma, a nota de devolução deverá ser feita à vista para realizar o abatimento dos valores desses títulos. Caso a nota original já tinha títulos baixados, a nota de devolução deverá ser feita à prazo e em seguida baixar os títulos manualmente. Se a nota de origem foi à vista, a nota de devolução também deverá ser à vista para fazer o lançamento inverso no caixa. As notas de devolução serão sempre o espelho da nota de origem, ou seja, valores não poderão ser alterados pois irão puxar da nota referenciada.

Qualquer dúvida, entre em contato conosco através do telefone: (49) 3324-6343